Search
Close this search box.

Vice-prefeito e Secretário de Educação de município da região metropolitana de Curitiba são afastados por suspeita de esquema criminoso na compra de livros infantis

Nesta quinta-feira, 29, a Polícia Federal deu início à operação “Liber”, em Curitiba e Colombo, visando desarticular uma estrutura criminosa suspeita atuante em direcionamento de licitações e sobrepreço de livros infantis. O objetivo da operação foi o de reunir informações, de identificar os envolvidos e de interromper suas atividades ilícitas.

A operação mobilizou mais de 20 policiais federais, que cumpriram sete mandados de busca e apreensão em locais estratégicos. Os crimes investigados incluíam corrupção passiva, corrupção ativa, associação criminosa, fraude à licitação e lavagem de capitais.

O termo “Liber”, de origem latina e significando “livro”, foi escolhido como nome da operação por representar o meio pelo qual o grupo criminoso buscava seu enriquecimento ilícito. Utilizavam a compra fraudulenta de livros infantis como fachada para desviar recursos públicos.

As penas previstas para os envolvidos, se condenados, somavam mais de 33 anos de prisão, demonstrando a gravidade dos delitos investigados.

A operação Liber representa um marco na luta contra a corrupção, enfatizando o compromisso da Polícia Federal em combater a criminalidade e proteger os recursos públicos, de acordo com as informações da corporação.

WhatsApp Image 2025-06-30 at 06.51
Arsenal de armas de fogo, munições, granada e drogas são encontrados em residência em Sapiranga
WhatsApp-Image-2025-06-12-at-18.33
Servidor da prefeitura de São Joaquim é preso por desvio de combustível
WhatsApp Image 2025-06-11 at 09.22
Capacitação policial é realizada no Litoral Norte gaúcho