Search
Close this search box.

Ameaçado de sumir do mapa, país será reproduzido em versão digital

Tuvalu, um pequeno país da Oceania formado por um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, está se tornando a primeira nação digital do mundo. A medida é uma resposta à ameaça do aquecimento global, que está causando o aumento do nível do mar.

De acordo com o primeiro-ministro de Tuvalu, Kausea Natano, a nação está se preparando para um futuro em que sua terra física pode desaparecer. Por lá, a nação está apenas cinco metros do nível do mar e corre o risco de ser engolida pela água.

“Nossa terra, nosso oceano e nossa cultura são os bens mais preciosos de nosso povo”, disse Natano. Tuvalu tem 26 km² de extensão e cerca de 11 mil habitantes. “Para mantê-los protegidos de danos, não importa o que aconteça no mundo físico, iremos movê-los para a nuvem”.

O que Tuvalu leva para o mundo digital

A mudança para o digital foi anunciada no final de 2022 e está sendo feita em etapas. O governo de Tuvalu está investindo fortemente em infraestrutura e já oferece serviços públicos online, como educação, saúde e serviços governamentais. A ideia é que um dia até as eleições ocorram no país digital de Tuvalu.

Nesta semana, foi anunciado que as autoridades de Tuvalu já fizeram um mapa tridimensional das 124 ilhas e ilhotas que compõem o território e estão desenvolvendo um passaporte digital para a população.

O aspecto cultural é tão importante quanto o resto. As autoridades pediram que o povo tuvaluano detalhasse quais artefatos de valor sentimental deveriam ser preservados na versão digital de Tuvalu. “O som da linguagem dos nossos filhos, a sabedoria das histórias dos nossos avós ou as danças vibrantes dos nossos festivais serão todas digitalizadas e se tornarão parte da nossa arca digital”, disse o ministro da Justiça, Comunicação e Relações Exteriores, Simon Kofe.

Fonte: Exame

WhatsApp Image 2024-11-13 at 15.16
Operação Ponta de Lança II mobiliza aparato policial para garantir segurança no G20 no Rio de Janeiro
WhatsApp Image 2024-06-10 at 14.09
Evento esportivo interdita SC-390 em trecho da Serra do Rio do Rastro no próximo fim de semana
9be8f153-4656-4334-9a7e-d39164f94240
Apreensão de quase 20 toneladas de maconha no PR é a maior do Sul do Brasil em 2024