Search
Close this search box.

Ameaçado de sumir do mapa, país será reproduzido em versão digital

Tuvalu, um pequeno país da Oceania formado por um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico, está se tornando a primeira nação digital do mundo. A medida é uma resposta à ameaça do aquecimento global, que está causando o aumento do nível do mar.

De acordo com o primeiro-ministro de Tuvalu, Kausea Natano, a nação está se preparando para um futuro em que sua terra física pode desaparecer. Por lá, a nação está apenas cinco metros do nível do mar e corre o risco de ser engolida pela água.

“Nossa terra, nosso oceano e nossa cultura são os bens mais preciosos de nosso povo”, disse Natano. Tuvalu tem 26 km² de extensão e cerca de 11 mil habitantes. “Para mantê-los protegidos de danos, não importa o que aconteça no mundo físico, iremos movê-los para a nuvem”.

O que Tuvalu leva para o mundo digital

A mudança para o digital foi anunciada no final de 2022 e está sendo feita em etapas. O governo de Tuvalu está investindo fortemente em infraestrutura e já oferece serviços públicos online, como educação, saúde e serviços governamentais. A ideia é que um dia até as eleições ocorram no país digital de Tuvalu.

Nesta semana, foi anunciado que as autoridades de Tuvalu já fizeram um mapa tridimensional das 124 ilhas e ilhotas que compõem o território e estão desenvolvendo um passaporte digital para a população.

O aspecto cultural é tão importante quanto o resto. As autoridades pediram que o povo tuvaluano detalhasse quais artefatos de valor sentimental deveriam ser preservados na versão digital de Tuvalu. “O som da linguagem dos nossos filhos, a sabedoria das histórias dos nossos avós ou as danças vibrantes dos nossos festivais serão todas digitalizadas e se tornarão parte da nossa arca digital”, disse o ministro da Justiça, Comunicação e Relações Exteriores, Simon Kofe.

Fonte: Exame

IMG_20240522_151931
Mais três corpos são encontrados enterrados em praia de Balneário Arroio do Silva
WhatsApp Image 2024-05-22 at 17.51
Simulação de atendimento em acidente de trânsito é realizada em Criciúma
WhatsApp Image 2024-05-23 at 11.01
Comunicadores levam susto com princípio de incêndio durante programa de rádio ao vivo em Criciúma