A espera acabou. Duas semanas de preparação se encerraram neste domingo, 17. Atlântico e Joinville decidiram o título da Liga Nacional de Futsal (LNF) 2023 histórica, por se tratar de uma partida única, em ginásio neutro. Toledo foi o palco da vitória do Atlântico por 2 a 1 diante do JEC. Os gols da decisão foram marcados por Neguinho e William Bolt (39′) para o Atlântico e Roni(13′) para o Jec.
As duas equipes chegaram para a final com a primeira e terceira campanha na classificação geral. O Atlântico apresentou o melhor ataque da competição com 142 gols marcados, enquanto o Joinville tem a melhor defesa com apenas 48 sofridos.
Atual vice-campeão, o Atlântico foi para a quarta final de LNF na história, com uma trajetória impecável nos Playoffs. Foram seis vitórias em sequência, contra Umuarama, Tubarão e Cascavel, vencendo todos os jogos dentro e fora de casa. Campeão em 2017, o Joinville não ficou muito atrás. Teve apenas um empate no caminho. De resto, cinco vitórias, contra Foz Cataratas, ACBF e Magnus, até então invicto no campeonato.
A cidade de Toledo se preparou para receber a grande decisão. A comunidade se mobilizou, assim como o torcedor dos dois clubes, que pegaram a estrada e lotaram o Ginásio de Esportes Alcides Pan.