Search
Close this search box.

Com quase 100 escolas danificadas, aulas da rede estadual de ensino gaúcha estão suspensas em consequência das chuvas intensas

Em razão das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira, 29, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), suspendeu as aulas na rede pública estadual nesta quinta-feira e sexta-feira (02 e 03) em todo o Estado.

A medida, adotada por determinação do governador Eduardo Leite, vale para todas as escolas estaduais e segue orientações da Defesa Civil estadual.

Orientações relativas a reposição dos dias letivos serão divulgadas ainda na próxima sexta-feira, 03. Desde a última terça-feira, 30, a Seduc, por meio das coordenadorias regionais, e a Secretaria de Obras Públicas (SOP), com suas regionais, têm monitorado a situação das escolas nos municípios mais atingidos pelas chuvas.

De acordo com a última atualização, ocorrida às 18h desta quarta-feira, 315 escolas, em 133 municípios, foram afetadas de alguma forma pelas chuvas. Dessas, 97 foram danificadas.

Durante a vigência dos alertas, a recomendação é que as pessoas permaneçam em casa, se possível. Assim, evita-se a exposição a situações de risco.

Alertas

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

As aulas nas redes municipais e privadas de ensino terão autonomia para suspender ou manter as atividades escolares. Alguns municípios já informaram sobre a suspensão das aulas, são eles Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Tramandaí, Guaíba, Estância Velha, Osório, Gravataí, Sentinela do Sul e Rosário do Sul.

Torres, Capão da Canoa e Imbé suspenderam as aulas nesta quinta-feira, 02.

WhatsApp Image 2024-08-27 at 13.47
Incêndio em frigorifico é controlado por ação conjunta de bombeiros gaúchos e catarinenses após 5 horas
23144619_2148562_GDO
Aulões preparatórios online para o Enem são promovidos pelo Governo gaúcho a partir desta terça-feira
WhatsApp Image 2024-08-26 at 09.29
Trio é preso por roubos em Criciúma