Search
Close this search box.

Grupo é preso após série de assaltos no Centro de Santa Maria nesta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira, 24, a Brigada Militar (BM) através do 1º RPMon (Regimento de Polícia Montada) prendeu quatro homens após uma série de assaltos na região Central de Santa Maria.

Os suspeitos cometeram três assaltos consecutivos, e o grupo estava em um veículo localizado no bairro Urlândia.

A BM foi alertada sobre os crimes e conseguiu identificar os suspeitos no veículo via imagens capturadas no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).

Os quatros homens foram presos em flagrante e encaminhados à Delegacia de Polícia. Com eles, foram apreendidos os produtos roubados.

O comando destaca e reforça a importância das recomendações e orientações repassadas pela Brigada Militar em ocorrências desta natureza. Confira abaixo:

1 – Existe um padrão de atuação dos criminosos nesses tipos de crime? (Roubo e furto de celulares)

Referente a esse quesito, cabe destacar que os autores buscam vítimas que estão sozinhas e/ou distraídas fazendo o uso de celulares. Os criminosos escolhem o alvo mais fácil, o mais desatento, e geralmente cometem os delitos sozinhos ou em duplas. Em alguns casos, como os roubos, usam da força física contra a vítima, e até mesmo armas brancas (facas e facões) e simulacros de arma de fogo ou armas reais para consumar o crime. Em geral, são indivíduos usuários de drogas, foragidos ou menores infratores, que pegam os celulares para revenderem em locais de receptação. Em Santa Maria, as práticas dessas ações estão concentradas no período noturno e na região central, local aonde é maior o público de transeuntes a pé e sozinhos.

2 – Quais são as recomendações da Brigada Militar para evitar casos como esse?

Redobrar a atenção e cautela ao circular pelas regiões centrais ou durante à noite, sugerindo-se que o celular esteja guardado a fim de não estar facilitando as ações dos criminosos, que muitas vezes se aproveitam da distração dos pedestres para levar o objeto. Caso perceba estar sendo seguido por pessoa suspeita, aja com naturalidade, entre em algum comércio aberto e ligue para o 190. Importante evitar transitar desacompanhado em lugares com pouca luminosidade ou ruas desertar. Sugere-se que não andem com todos os documentos ou cartões de crédito juntos, a fim de evitar maior transtorno caso aconteça o furto ou roubo. Separe pequenas quantias em dinheiro para pagar despesas pequenas como passagens, café, lanche, e evite contar dinheiro em público. Não peça orientação a estranhos, caso precise, procure equipes da Brigada Militar ou estabelecimentos comerciais. Ao sair sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito, pois fica mais fácil perceber a aproximação de um veículo ou indivíduo suspeito.

3 – Se o cidadão for vítima desses crimes, o que deve fazer?

Chamar a Brigada Militar via 190 para atendimento, o que propicia que iniciemos buscas pelo autor e tentativa de recuperação do celular. A vítima também pode fazer o registro na Delegacia da Policia Civil.

IMG_20240522_151931
Mais três corpos são encontrados enterrados em praia de Balneário Arroio do Silva
WhatsApp Image 2024-05-22 at 17.51
Simulação de atendimento em acidente de trânsito é realizada em Criciúma
WhatsApp Image 2024-05-23 at 11.01
Comunicadores levam susto com princípio de incêndio durante programa de rádio ao vivo em Criciúma