O Comando de Operações Táticas (COT) e o Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal (PF) passaram a atuar no 4º Distrito, em Porto Alegre, em ações de policiamento ostensivo, em coordenação com a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.
Os grupos táticos da PF percorrem as ruas para reprimir crimes de furto e saques contra residências empresas estabelecidas na região, com utilização de equipamentos especiais para patrulha noturna.
A PF tem atuado com 400 policiais em coordenação com a Secretaria da Segurança Pública para ações de policiamento ostensivo em Eldorado do Sul, ilhas do Guaíba, bairros Menino Deus e Azenha, e desde o final de semana, no 4º Distrito.
No início desta semana, a PF reforçou as equipes que atuam em Pelotas e Rio Grande com a mobilização de policiais que atuam no Núcleo de Polícia Marítima.
Estão mobilizados para a Operação Esperança os grupos especiais COT, GPI, NEPOM, CAOP e os policiais federais do Rio Grande do Sul e de diversos estados que apoiam as ações de policiamento ostensivo e resgate.
Até o momento, a Polícia Federal resgatou 3.131 pessoas e 1.310 animais nas áreas afetadas pelas enchentes.
Confira abaixo imagens das operações de segurança realizadas na Capital gaúcha: