Search
Close this search box.

Guia do Catarinense 2024: saiba como estão vindo os times para a disputa do estadual

Enfim vai começar, o campeonato Catarinense está de volta. Neste fim de semana será iniciada a disputa da principal competição do futebol de Santa Catarina. Os 12 clubes que estão na primeira fase se enfrentarão em turno único. Após 11 rodadas, os oito times com as melhores pontuações irão avançar para a fase eliminatória, já as duas piores campanhas serão rebaixadas à Série B. A edição de 2024 do Estadual marcará o centenário da Federação Catarinense de Futebol (FCF).

Guia do Catarinense 2024

Confira como estão vindo os 12 times que buscam o título, a permanência e a fuga do rebaixamento no estadual desta temporada.

Avaí

O Avaí é um dos clubes mais tradicionais de Santa Catarina. Com 18 títulos Estaduais em sua história, a equipe é uma das atrações do Catarinense. Campeão do Brasileirão da Série C em 1998, o time de Florianópolis manda seus jogos no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva – a famosa Ressacada.

O time vem de um 2023 onde avançou até às quartas de finais do Catarinense, quando foi eliminado pelo Criciúma. No ano do centenário da equipe, o Avaí conseguiu permanecer na Série B do Brasileiro, ocupando a 13ª colocação. Para 2024, o time de Florianópolis iniciará o Estadual sob o comando técnico de Eduardo Barroco, treinador que foi fundamental na campanha de permanência na Série B.

O elenco foi reforçado para a disputa da nova temporada. Entre as contratações se destacam o retorno do volante Judson, que estava no futebol dos Estados Unidos, e a contratação dos atacantes Hygor, vindo do Criciúma, e Maurício Garcez, que atuou no Coritiba na última temporada.

A caminhada do Avaí no Catarinense começa neste domingo, 21. O time de Florianópolis irá receber o Nação no Estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva. A partida será realizada às 19h e terá transmissão exclusiva pelo Youtube da MB TV.

Barra

O Barra chega ao Catarinense 2024 vindo da melhor campanha de sua história. Em 2023, o clube fundado há apenas 11 anos, avançou até as semifinais do Estadual. O Pescador, como é chamado em referência ao seu mascote, é de Balneário Camboriú e conta com títulos das duas divisões de acesso do futebol catarinense. De forma invicta, o Barra FC venceu a Série C em 2015 e a Série B em 2021.

O ano de 2024 promete ser histórico para o Pescador. Graças a quarta colocação no Catarinense Fort de 2023, quando foi eliminado diante do Brusque, a equipe garantiu vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, algo inédito para o time de Balneário Camboriú. Além disso, o clube pretende inaugurar seu estádio próprio no segundo semestre do ano. Com o calendário cheio a ser disputado, o Barra terá Eduardo Souza no comando técnico da equipe. O profissional teve passagens por Atlético Goianiense e Londrina em 2023.

O clube anunciou também 31 atletas que irão formar o elenco na disputa do Estadual. Com vários jogadores da base, a equipe irá aliar experiência com juventude em 2024. Entre as contratações, o Pescador terá o retorno do atacante Adilson Bahia, que estava no Athletic/MG, e as chegadas do meio-campista Álvaro, vindo do do Remo/PA, e do zagueiro Wesley Matos, que teve o Botafogo/PB como último clube.

A estreia do Barra no Catarinense Fort Atacadista será diante do Brusque. O confronto será disputado no domingo, 21, às 18h, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. A partida será transmitida exclusivamente no Youtube da MB TV.

Brusque

Presente nas duas últimas finais do Catarinense, o Brusque estará novamente na competição em busca da taça. Com dois títulos do Estadual, cinco Copas Santa Catarina e duas Recopas Catarinenses, o Marreco é uma das equipes que mais conquistaram títulos em Santa Catarina nos últimos anos. Sua maior glória foi o título do Campeonato Brasileiro da Série D, em 2019.

Em 2024, o Brusque tentará repetir as boas campanhas de 2023. O time foi finalista do Catarinense, sendo superado pelo Criciúma na decisão. Além disso, foi campeão da Recopa Catarinense, diante do Marcílio Dias. Na Série C do Brasileiro, garantiu o retorno à segunda divisão nacional como vice-campeão do torneio. Para o Catarinense deste ano, a equipe brusquense mandará seus jogos no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú, devido às obras de reestruturação do Estádio Augusto Bauer.

Para a atual temporada, o clube oficializou a permanência dos principais jogadores que garantiram o acesso à Série B. O treinador Luizinho Lopes também ficará no clube para 2024, dando continuidade ao trabalho do último ano. O elenco, até este momento, foi reforçado com oito atletas. Os destaques são a contratação do atacante Paulinho Moccelin, que estava no Londrina, do meia Marcos Serrato, ex-Atlético Goianiense e Criciúma, e do zagueiro Matheus Salustiano, ex-São Bernardo/SP.

O Brusque fará a sua estreia no Catarinense fora de casa. O Marreco irá visitar o Barra no domingo, 21, às 18h. A partida, que será disputada no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí, será transmitida via YouTube pela MB TV.

Chapecoense

A Chapecoense é uma das grandes equipes que levam o nome de Santa Catarina para o Brasil e o Mundo. Em 2024, a caminhada do Verdão em busca da volta aos tempos de glória começa pelo Catarinense. A equipe de Chapecó, que já venceu o Estadual em sete oportunidades, tentará levar mais uma taça para casa.

O time da Arena Condá também tem outros dois títulos de extrema relevância: a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2020, e a Copa Sul-Americana, em 2016.

Em 2023, o time do Oeste foi o quinto colocado do Catarinense. A Chapecoense foi eliminada pelo Barra nas quartas de finais da competição. Apesar de um segundo semestre difícil no Campeonato Brasileiro, a equipe de Santa Catarina conseguiu a permanência na Série B. O técnico responsável pelo feito, Claudinei Oliveira, seguirá no clube para o Estadual.

A Chapecoense virá para a temporada de 2024 repleta de caras novas em seu elenco – já foram anunciadas 18 contratações. Entre os principais jogadores que irão vestir a camisa verde e branca neste ano estão: o atacante Tiago Alves, ex-Fagiano Okayama, do Japão, e os meio-campistas Thomás Bedinelli, que estava no Gwangju FC, da Coreia do Sul, e Marlone, que defendeu o Vila Nova/GO na última temporada.

A estreia da Chapecoense no Catarinense 2024 será na Arena Condá. A equipe do Oeste receberá o Hercílio Luz neste sábado, 20, às 19h30. A partida será transmitida pela MB TV no YouTube.

Concórdia

O Concórdia jogará o Catarinense 2024 com o objetivo de se manter consolidado na elite do futebol de Santa Catarina. Esse será o quarto ano consecutivo do Galo do Oeste na Série A. Além disso, a equipe seguirá para a terceira temporada disputando a Série D do Campeonato Brasileiro.

Em 2023, o Concórdia avançou até as quartas de finais do Estadual, quando foi eliminado pelo Brusque. A campanha rendeu ao clube a sétima colocação geral. Na Série D do Brasileiro, o Galo do Oeste ficou na fase de grupos. O grande destaque do Concórdia veio na última competição do ano, a Copa SC. O Concórdia avançou até a decisão, quando foi derrotado pelo Marcílio Dias.

O técnico Lucas Isotton assumiu a equipe do Oeste para a disputa da Copa SC. Logo em seu primeiro trabalho como técnico principal, Lucas teve um bom aproveitamento e seguirá no comando para o Catarinense. O Concórdia anunciou oito novidades para a temporada. Entre os jogadores anunciados estão: Vinícius Nucci, lateral ex-Figueirense, o volante Luiz Meneses, que estava no Novo Hamburgo/RS, e o meio-campista Nadson, que atuava no Brasiliense/DF.

O Concórdia viajará a Lages para estrear no Catarinense 2024. O time do Oeste enfrenta o Internacional no Estádio Vidal Ramos Jr, neste sábado, 21, às 17h. O confronto será transmitido pelo YouTube da MB TV de forma gratuita.

Criciúma

O Criciúma irá lutar para defender o título do Catarinense sob seu domínio nesta temporada. Vencedor da competição em 2023, o Tigre tem 11 títulos Estaduais em sua história. O clube do Sul de Santa Catarina ostenta também os troféus da Copa do Brasil de 1991, além do Campeonato Brasileiro da Série B, em 2002, e da Série C, em 2006.

O clube teve um 2023 de destaque que foi coroado com um título estadual e à volta para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Criciúma venceu o Catarinense ao derrotar o Brusque na decisão. Na Série B do Brasileiro, foi o terceiro colocado e garantiu o acesso com uma rodada de antecedência. E a temporada 2024 já começou em festa para o torcedor que comemorou o título da Recopa Catarinense de 2024, conquistado na última quarta-feira, 17, quando o Tigre venceu o Marcílio Dias por 2 a 0.

A equipe, que manda seus jogos no Estádio Heriberto Hülse, terá novamente Cláudio Tencati no comando do elenco. Há mais de três anos no clube, Tencati terá a oportunidade de treinar a equipe na primeira divisão nacional.

O Criciúma já começou a reforçar o elenco – foram anunciadas quatro novas contratações. O lateral-direito colombiano Yerson Candelo chegou do Aucas do Equador. O atacante Renato Kayser foi emprestado pelo Fortaleza/CE. O meio campista uruguaio Baltasar Barcia também veio por empréstimo do Independiente, da Argentina, além do lateral peruano Trauco.

A partida de estreia do Criciúma marcará a abertura do Catarinense 2024. O confronto diante do Figueirense será disputado no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, neste sábado, 20, às 16h30. O jogo será televisionado pela NSC TV.

Figueirense

O Figueirense é uma das maiores equipes de Santa Catarina. Nesta edição do Catarinense, o time de Florianópolis tentará adicionar mais um troféu à coleção de 18 taças já conquistadas da competição. O Furacão do Estreito também conta com três títulos da Copa Santa Catarina e um da Copa Mercosul (1995).

Na última temporada, o Figueirense foi eliminado nas quartas de finais do Catarinense pelo Hercílio Luz, resultado que deixou a equipe na oitava colocação do Estadual. No Campeonato Brasileiro da Série C, o time de Florianópolis conseguiu a permanência e disputará novamente a competição em 2024.

Para este ano, o Figueirense anunciou a contratação de um novo treinador. O técnico João Burse, que comandou o Tombense/MG na última temporada, será o treinador do Furacão. Além do comandante, foram apresentadas oito novas contratações para 2024. Entre os novos jogadores estão o zagueiro Rafael Ribeiro, ex-Chapecoense, o meia Matheus Farinha, que estava no Al-Nejmeh SC, do Líbano, e o lateral Jonathan, que veio do Caxias/RS.

O Figueirense estará na abertura do Catarinense 2024. O time de Florianópolis enfrentará o Criciúma fora de casa, no Estádio Heriberto Hülse. A partida será disputada neste spbado, 20, às 16h30min, com transmissão da NSC TV.

Hercílio Luz

O Leão do Sul quer repetir as boas campanhas dos últimos anos no Catarinense 2024. A equipe de Tubarão tem um bicampeonato Estadual em sua história, conquistado nos anos de 1957 e 1958. O time do Hercílio Luz também participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro no ano de 1959.

O ano de 2023 foi marcado por boas campanhas nas competições disputadas. O clube tubaronense foi semifinalista do Catarinense e da Copa SC. O Leão do Sul foi terceiro colocado nas duas competições, ao ser eliminado pelo Criciúma no Estadual e pelo Marcílio Dias na Copa SC. No Campeonato Brasileiro da Série D, foi líder do grupo A8 mas caiu na segunda fase diante da Ferroviária/SP.

Para a temporada de 2024, o Hercílio Luz trocou o comando da equipe. O time será dirigido pelo treinador Felipe Moreira, que comandou a Ponte Preta/SP em 2023. Além do técnico, foram anunciadas outras oito contratações para o Estadual. Entre as novidades estão: o volante Keverton, que trabalhou com Felipe Moreira na Ponte Preta, o zagueiro colombiano Santiago Ruiz, ex-Deportivo Pereira, da Colômbia, e Rafael Tavares, que estava no FC Sellier & Bellot Vlasim, da República Tcheca.

O primeiro jogo do Hercílio Luz no Catarinense Fort Atacadista será contra a Chapecoense fora de casa. As equipes irão se enfrentar neste sábado, 20, às 19h30, na Arena Condá, em Chapecó. O jogo poderá ser assistido no YouTube da MB TV de forma gratuita.

Internacional

De volta à elite do futebol de Santa Catarina, o Internacional tem o objetivo de se consolidar na Série A neste Catarinense 2024. O time de Lages tem em seu histórico uma conquista do Catarinense, em 1965. Além disso, o Leão Baio levantou a taça da Série B em três oportunidades e disputou a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 1966.

O Internacional conquistou o acesso para a Série A diante do Santa Catarina, na semifinal da Série B. Na final da competição, o time de Lages foi derrotado pelo Nação. A equipe também disputou a Copa SC em 2023 – o Leão Baio foi o sétimo colocado.

A equipe lageana será dirigida pelo treinador Evandro Guimarães, que dará continuidade ao trabalho realizado durante a Série B. O Internacional anunciou cinco contratações para a temporada. Entre os destaques chegaram ao Leão Baio o meia Danilo Pires, ex-Central/PE, e o lateral-direito Júlio Ferrari, que teve o Campinense/PB como último clube.

O começo do Catarinense para o Internacional será contra o Concórdia. As equipes irão estrear no Estadual neste domingo, 21, às 17h, no Estádio Vidal Ramos Júnior, em Lages. O jogo contará com transmissão gratuita do YouTube da MB TV.

Joinville

O JEC investiu em atletas experientes em busca de uma boa campanha no Catarinense 2024. O time do Norte do Estado já conta com 12 títulos estaduais e tentará adicionar mais uma taça à contagem. O time joinvilense também tem em sua história cinco conquistas da Copa Santa Catarina e títulos da Série B (2014) e Série C (2011) do Campeonato Brasileiro.

Em 2023, o JEC não conseguiu avançar nas competições que disputou. No Catarinense, a equipe ficou na nona colocação. Já na Copa SC, o Joinville ficou em quinto. Contratado para o segundo semestre de 2023, o técnico Fabinho Santos seguirá no comando do Coelho.

O Joinville anunciou 10 novos jogadores para a atual temporada, que já foram incorporados ao elenco Tricolor. Entre as chegadas de destaque estão o atacante Vitor Leque, que esteve emprestado pelo Cruzeiro/MG ao Botafogo/SP e Remo/PA em 2023. O lateral-esquerdo Diego Renan, que defendeu o Vila Nova na última temporada e é tetracampeão Catarinense pelas equipes do Avaí, Chapecoense, Criciúma e Figueirense. Além do volante Bruno Silva, que estava no Tombense.

A estreia do Joinville no Catarinense Fort Atacadista será contra o Marcílio Dias. O confronto ocorrerá na Arena Joinville neste sábado, 20, às 18h30. O jogo poderá ser assistido ao vivo e de graça no YouTube da MB TV.

Marcílio Dias

Após vencer a Copa SC de 2023, o Marcílio Dias tentará manter o bom nível de atuação no Catarinense 2024. Dono de três títulos da Copa Santa Catarina, o time de Itajaí foi campeão Estadual em 1963.

Em 2023, o marinheiro foi o décimo colocado do Catarinense e avançou até a segunda fase da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Maringá/PR. No segundo semestre, o Marcílio Dias conquistou o título da Copa SC. A equipe de Itajaí derrotou o Concórdia na decisão e conquistou o segundo título consecutivo da Copa Santa Catarina.

O técnico que conquistou o bicampeonato, Waguinho Dias, seguirá no comando marcilista. O elenco foi reforçado com 13 jogadores. Entras as contratações estão: o retorno do goleiro Belliato, que atuou no Santo André/SP na última temporada, além das chegadas dos meia-atacantes Rafael Rech, que vem por empréstimo do Juventude/RS, e Téssio Cajá, ex-jogador do Jerash FC, da Arábia Saudita.

O primeiro jogo do Marcílio Dias no Catarinense será contra o Joinville. A partida será disputada neste sábado, 20, às 18h30, na Arena Joinville. O jogo será transmitido ao vivo e de forma gratuita pelo YouTube da MB TV.

Nação Esportes

O Catarinense conta com um estreante em 2024. O Nação Esportes, que manda seus jogos na Arena Joinville, disputará a elite do Futebol de Santa Catarina pela primeira vez. O time azul e amarelo chegou com propriedade à Série A, sendo campeão do Campeonato Catarinense da Série B.

Em 2023, o Nação conquistou o acesso à elite após eliminar o Guaraní. Na decisão, a equipe derrotou o Internacional. O ano também marcou a estreia do Nação na Copa Santa Catarina, onde ficou na nona colocação.

Para a primeira temporada no Catarinense, o Leão contratou o técnico Sandro Sargentim. O profissional comandou o time do Resende/RJ por três temporadas. Dentro das quatro linhas, 11 jogadores chegaram para a disputa do Estadual. Entre as novas caras estão o goleiro Omar Reis, que teve o Juventude/RS como último time, e os meias Gabriel Calabrês, ex-Maringá, e Brendon Sobral, que estava no Resende/RJ.

O primeiro jogo da história do Nação na Série A será contra o Avaí. A partida será disputada no estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, em Florianópolis, neste domingo, 21, às 19h. A MB TV transmitirá a partida gratuitamente no YouTube.

IMG_20240522_151931
Mais três corpos são encontrados enterrados em praia de Balneário Arroio do Silva
WhatsApp Image 2024-05-22 at 17.51
Simulação de atendimento em acidente de trânsito é realizada em Criciúma
WhatsApp Image 2024-05-23 at 11.01
Comunicadores levam susto com princípio de incêndio durante programa de rádio ao vivo em Criciúma