Incêndio em prédio industrial mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros no início da manhã desta quinta-feira, 16, que se deslocaram até uma indústria de cerâmica, localizada na Rodovia Jorge Lacerda, no bairro Verdinho, em Criciúma. O chamado foi registrado por volta das 7h, e o cenário exigiu rápida atuação dos bombeiros para evitar que as chamas se alastrassem por toda a edificação.
Durante o deslocamento, a Central de Operações do Corpo de Bombeiros Militar (Cobm) confirmou, por meio de imagens, que o fogo estava confinado a uma sala da empresa. Ao chegarem no local, os bombeiros constataram que a brigada de incêndio da própria indústria já atuava no controle das chamas com o uso de extintores e mangueiras.
Seguindo os protocolos de segurança, as guarnições solicitaram que a brigada interrompesse o combate para permitir a entrada das equipes. Neste momento, foi verificado que uma das janelas da sala apresentava fogo visível, e a equipe dos bombeiros de Forquilhinha realizou o combate com o objetivo de reduzir a intensidade das chamas e criar melhores condições para o ingresso das demais guarnições.
Enquanto isso, o efetivo de Criciúma montou uma outra frente para iniciar o resfriamento dos gases e a progressão técnica dentro do ambiente tomado pela fumaça. O combate direto durou cerca de 15 minutos, sendo seguido por uma ventilação mecânica com dois ventiladores instalados em pontos distintos da estrutura, o que possibilitou a dispersão dos gases e a redução da temperatura interna.

Após o controle das chamas, foi identificado que o foco do incêndio estava restrito a dois armários de armazenamento de peças. O rescaldo — etapa final que garante a eliminação de possíveis focos ocultos — durou aproximadamente 40 minutos.
No total, foram utilizados 1,2 mil litros de água e mobilizadas seis viaturas e 13 bombeiros das unidades de Criciúma e Forquilhinha. A operação, que se estendeu por pouco mais de uma hora, evitou maiores danos à estrutura e impediu que o fogo atingisse outras áreas da indústria.
Encerrados os trabalhos, o local foi isolado e as informações repassadas ao responsável pela empresa e ao chefe do setor atingido. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O caso será investigado para determinar as causas do incêndio.