Search
Close this search box.

Irmão de um dos traficantes mais procurados da América Latina é preso no Paraná

A Polícia Federal (PF) prendeu, na tarde dessa terça-feira, 26, em um condomínio de Foz do Iguaçu, o irmão de um dos maiores narcotraficantes do Uruguai.

O alvo é foragido da justiça paraguaia, onde sua prisão preventiva por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro foi decretada em março de 2022.

Desde que sua Difusão Vermelha (alerta criminoso internacional) foi registrada junto à Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), o investigado se escondia em diferentes países da América do Sul.

Consta ainda que o preso é irmão do homem mais procurado pela Justiça do Uruguai por tráfico internacional de drogas e atuava como intermediário deste em constantes viagens da Bolívia para o Paraguai a fim de garantir as transações ilícitas do irmão e os pagamentos necessários para as organizações criminosas fornecedoras de entorpecentes. 

A prisão que ocorreu em Foz do Iguaçu foi fruto da constatação de que o foragido se encontrava no Brasil, para acompanhar o nascimento de seu filho, cuja mãe seria uma cidadã boliviana. Os mandados de prisão e de busca e apreensão cumpridos nessa terça-feira, 26, foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Coordenação-Geral de Cooperação Policial da PF (CGCPOL/DCI).

O preso foi identificado na operação A Ultranza Py como peça-chave no envio de entorpecentes da América do Sul para a Europa. Os irmãos ainda integrariam o grupo criminoso Primer Cartel Uruguayo, de forte poder financeiro, a ponto de cooptar agentes que atuavam na Interpol paraguaia, três deles presos no final de novembro, segundo o Ministério Público daquele país. O que segue foragido é procurado por agências como Europol (Agência da União Europeia para a Cooperação Policial), DEA (Administração de Fiscalização de Drogas dos EUA) e a própria Interpol.

IMG_20240522_151931
Mais três corpos são encontrados enterrados em praia de Balneário Arroio do Silva
WhatsApp Image 2024-05-22 at 17.51
Simulação de atendimento em acidente de trânsito é realizada em Criciúma
WhatsApp Image 2024-05-23 at 11.01
Comunicadores levam susto com princípio de incêndio durante programa de rádio ao vivo em Criciúma