Em uma operação de guerra, a Marinha do Brasil mobilizou seu principal meio naval para atuar no apoio à população gaúcha. Neste sábado, 11, o Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” atracou em Rio Grande, junto com a Fragata Defensora.
A comissão trouxe 1.350 militares, 154 toneladas de donativos, 38 viaturas do Grupamento de Fuzileiros Navais em Apoio à Defesa Civil, 24 embarcações de pequeno e médio porte, três helicópteros, além de duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora.
Após a chegada dos navios ocorreu o descarregamento do Grupamento Operativo e das doações destinadas à população gaúcha.
Desde o início das chuvas, no final de abril, a Marinha vem atuando na busca e salvamento nas áreas alagadas, empregando efetivo militar, embarcações e viaturas do Comando do 5º Distrito Naval. Assim que o Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública na região, no dia 2 de maio, a Força Naval ampliou as frentes de apoio, a mobilização de aeronaves, navios de maior porte e mais militares.
Em Guaíba, onde o rio homônimo que banha a cidade chegou a atingir cinco metros no início desta semana, a Força Naval instalou um Hospital de Campanha, que opera desde a última quinta-feira, 09, visando aliviar possível pressão sobre a rede hospitalar local. A população pode se consultar diariamente, das 8h às 17h, com equipes de clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia geral.
Fonte: Agência Marinha de Notícias
Confira abaixo a chegada do navio no porto de Rio Grande: