Grande operação é deflagrada nesta quinta-feira, 20, para desarticular grupo criminoso especializado em roubo de veículos na Região Metropolitana. Foram cumpridos 26 mandados judiciais nos municípios de Sapucaia do Sul, Esteio e Portão, com a participação de aproximadamente 50 policiais civis.
A ação policial foi coordenada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia de Polícia de Esteio.
Durante a ação policial, dez pessoas foram presas, e duas armas de fogo, além de drogas, foram apreendidas.
A investigação, conduzida ao longo dos últimos meses, identificou um esquema criminoso complexo, no qual os integrantes desempenhavam funções específicas: enquanto alguns realizavam o roubo dos veículos, outros eram responsáveis pela receptação, troca de placas e posterior comercialização por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.
O caso ganhou relevância após o roubo de um veículo em São Leopoldo, que foi posteriormente localizado em um condomínio residencial de Sapucaia do Sul. A partir desse fato, a investigação estabeleceu conexões entre os diversos integrantes da quadrilha e identificou um modus operandi recorrente.
Após o roubo, os veículos eram armazenados temporariamente em condomínios residenciais e, posteriormente, comercializados mediante transferências via Pix.
“Esta operação representa um duro golpe contra o roubo de veículos na Região Metropolitana. As prisões e apreensões são resultados de um minucioso trabalho investigativo que permitiu identificar todos os envolvidos, desde os executores dos roubos até os responsáveis pela comercialização ilegal dos automóveis”, destaca o Delegado Gabriel Lourenço, responsável pela investigação.
A Polícia Civil segue com as diligências para identificar outros possíveis envolvidos e reforça seu compromisso com o combate ao crime organizado.
Confira abaixo as imagens da ação policial: