A passagem de um intenso temporal, com grande volume de chuva e fortes ventos, deixou inúmeros estragos em diversos bairros de Porto Alegre. Moradores ficaram no escuro a partir do fim da tarde dessa quarta-feira, dia 1º de janeiro.
As fortes chuvas provocaram queda de luz, risco de falta de água e inundações.
Tempestades podem retornar nesta quinta-feira, 02
A Defesa Civil emitiu alerta preventivo para a ocorrência de tempestades nesta quinta-feira, 02, no horário entre 12h e 22h. Com base no aviso meteorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre pode registrar chuvas intensas, de 20 a 30 mm/h, ventos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco de alagamentos, cortes de energia elétrica e queda de galhos de árvores.
A Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), que reúne órgãos governamentais e instituições parceiras, está mobilizada para adotar medidas de prevenção, garantir o atendimento à população e atuar rapidamente em situações eventuais de emergência, garantindo o restabelecimento da normalidade nas áreas impactadas.
A Defesa Civil orienta os moradores a evitarem enfrentar o mau tempo e a manterem-se afastados de áreas alagadas, arroios e rios. Aqueles que residem em áreas de risco devem procurar abrigo em locais seguros. É igualmente importante evitar a proximidade com postes, árvores e placas de sinalização ou publicitárias.
A Prefeitura de Porto Alegre monitorará as condições climáticas e manterá a população informada sobre quaisquer mudanças no cenário meteorológico. Em caso de dúvidas ou emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Confira abaixo as imagens do bairro Humaitá, localizado nas redondezas da Arena do Grêmio e mais pontos atingidos pelas inundações: