Search
Close this search box.

Trabalhadores paraguaios são resgatados em condições análogas a escravidão no Paraná

Operação conjunta foi desencadeada na manhã dessa terça-feira, 23, por volta das 10h30, para averiguar uma denúncia que tratava sobre alguns trabalhadores de origem paraguaia, em situação análoga a escravidão em uma propriedade localizada na área rural de Icaraima, no Noroeste do Paraná.

A ação integra a operação Protetor, e contou com o apoio da equipe da 4ª Companhia do BPFRON (Batalhão de Polícia de Fronteira), que foi acionada para auxiliar na iniciativa desenvolvida pelo MPT (Ministério Publico do Trabalho) em cooperação com a Polícia Federal de Guaíra.

Ao chegar no local foi constatado a veracidade da denúncia, sendo constatada a presença de vários paraguaios trabalhando em situação análoga à escravidão lavoura de mandioca. Seus alojamentos foram vistoriados, nos quais foram encontradas várias irregularidades, más condições de pagamento de salários, registro de falta de EPI (equipamentos de proteção individual) e alimentação de forma precária.

Diante do que foi flagrado pelo Perito do MPT, 15 trabalhadores foram resgatados, sendo quatro menores de idade e, com apoio da Prefeitura de Icaraíma para que fosse feito o deslocamento, todos foram acolhidos no abrigo APROMO (Associação de Apoio a Promoção Profissional), em Umuarama.

A Polícia Federal prendeu dois homens em flagrante por aliciamento e prática de trabalho análogo à escravidão. Os envolvidos respondem pelo crime de submeter indivíduos a condição análoga à de escravo, sujeitando-os a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, submetendo-os a condições degradantes de trabalho, restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador, além da pena correspondente à violência.                        

Confira imagens da operação:

WhatsApp Image 2024-05-29 at 11.33
Operação Aharadak mira grupo criminoso suspeito por furtos e roubos em município gaúcho devastado pelas enchentes
WhatsApp Image 2024-05-29 at 11.33
Mulher é atingida na cabeça por disparo de arma de fogo pelo companheiro em Araranguá
BeFunky-collage (12)
Jovem é hospitalizada após colisão entre automóvel e motoneta na BR-101 em Içara