O Grêmio garantiu mais um título ao vence o São José por 2 a 0, na noite dessa terça-feira, 08, na Arena do Grêmio, e conquistar a sua quinta Recopa Gaúcha.
Em sua 12ª edição, a Recopa Gaúcha 2025 reuniu os campeões do Gauchão 2024 e da Copa FGF 2024. Com o pentacampeonato, o Grêmio ampliou a sua vantagem como o maior vencedor do torneio.
O Tricolor também conquistou o torneio em 2019, 2021, 2022 e 2025. Neste ano, a Recopa Gaúcha marcou o retorno do time gremista às competições depois da parada no calendário pela disputa da Copa do Mundo de Clubes.
O quinto título tricolor teve Alysson como protagonista. O atacante formado no CT Hélio Dourado marcou o primeiro gol da partida, aos 15 minutos do primeiro tempo. Alysson recebeu lançamento em profundidade de Dodi e, de perna esquerda, deslocou o goleiro Fábio para abrir o placar.
O jovem gremista também participou do segundo gol do Tricolor, marcado por Amuzu, aos 21 minutos da etapa inicial. Após arrancada pelo lado direito, Alysson cruzou para trás e assistiu o atacante belga, que finalizou de primeira para ampliar o marcador. Arezo, aos 41 minutos do primeiro tempo, sofreu pênalti após ser derrubado por Rafael Dumas. Na cobrança, Cristaldo parou na defesa do goleiro Fábio.
O São José, na busca pelo resultado adverso, teve ótima oportunidade de diminuir o placar, aos cinco minutos do segundo tempo, com Venício. O volante parou em Tiago Volpi após receber lançamento dentro da área. Aos 35 minutos da etapa final, Pavon desperdiçou a chance de ampliar o placar ao arriscar chute de fora da área. O Tricolor, sem ser ameaçado, manteve a posse de bola até os minutos finais.
O Grêmio volta a campo no próximo domingo, 13, às 20h30, quando visita o Cruzeiro, em seu retorno ao Brasileirão. O São José, por sua vez, recebe o Brasil de Pelotas, também no domingo, 13, às 18h, em confronto válido pela 12ª rodada do Brasileirão Série D.