Search
Close this search box.

Forte temporal atinge Porto Alegre e deixa rastro de destruição em municípios da região metropolitana e do interior do RS

Chuva forte com ventos intensos atingiram a Capital do Rio Grande do Sul, municípios da região metropolitana e do interior do Estado entre a tarde e a noite dessa terça-feira, 16. Vários bairros ficaram sem energia elétrica, enquanto árvores e pontos com acúmulo de água provocaram transtornos no trânsito.

Ao todo, cerca de 1,2 milhão de unidades consumidoras ficaram sem o fornecimento de energia elétrica, que foi restabelecido ao longo da madrugada e do dia desta quarta-feira, 17. Mesmo assim, cerca de 600 mil pessoas ainda seguem sem o fornecimento de água e luz, sendo que em algumas localidades a previsão de normalização é somente no próximo sábado, 20.

A Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus na Capital também ficou sem energia elétrica, o que afetou o abastecimento nos bairros Agronomia, Alto Teresópolis, Aparício Borges, Azenha, Assunção, Belém Velho, Camaquã, Cavalhada, Centro, Cidade Baixa, Cristal, Intercap, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Europa, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Parque Charruas, Petrópolis , Praia de Belas, Santana, Santa Tereza , São Jorge, São José , Santo Antônio, Tristeza, Vila Campo da Tuca, Vila Conceição, Vila dos Comerciários, Vila dos Sargentos, Vila Alto Erechim, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila Topázio. As ETAS Ilhas e Tristeza  também estão sem energia.

A situação se repetiu nas Estações de Bombeamento de Água Bruta (Ebabs) São João e Moinhos de Vento e nas Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) Vila Elizabeth/Nova Brasília, Várzea Sarandi, Humaitá e Farrapos.

A emergência do HPS operou com restrições por alagamento, enquanto o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas teve janelas atingidas pelo vento. Pacientes do Hospital Independência e Pronto- Atendimento Bom Jesus foram remanejados em razão da chuva.

Na tarde da terça-feira, 16, o prefeito Sebastião Melo reuniu integrantes do Comitê Permanente de Atuação em Emergências e órgãos de serviço para alinhar as ações do município devido à possibilidade de fortes chuvas nas próximas 48 horas. Melo determinou que as equipes permaneçam em estado de alerta para atendimento de ocorrências. 

A Defesa Civil Municipal emitiu alerta de temporal com chuva forte, ventos intensos (60 km/h), queda de granizo e descargas elétricas a partir da noite desta terça-feira, 16. Conforme a Climatempo, as chuvas devem seguir em grande volume nesta quarta-feira, 17.

Em Cachoeirinha, a marquise de um supermercado desabou com a força do vento e atingiu um homem, que morreu no local. Segundo a Brigada Militar, era um morador de rua que ainda não foi identificado.

Em Santa Maria os estragos também foram grandes com destelhamentos, quedas de árvores e destruição de cobertura e fachada de posto de combustível, lojas e farmácias, além de alagamentos, como na Avenida Medianeira, no Centro.

Confira a lista dos municípios que registraram ocorrências relacionadas as fortes chuvas no RS:

1 São Vicente do Sul
2 Santana da Boa Vista
3 Aceguá
4 São Gabriel
5 Santa Maria
6 Mata
7 Teutônia
8 São Paulo das Missões
9 Santo Ângelo
10 Paraíso do Sul
11 Restinga Seca
12 Porto Alegre
13 Agudo
14 Gravataí
15 Eldorado do Sul
16 Alvorada
17 Cachoeirinha
18 Candiota
19 Canoas
20 Vitória das Missões
21 Viamão
22 Guaíba
23 Pejuçara
24 Gramado
25 Canela
26 São Miguel das Missões
27 Panambi
28 Santa Bárbara do Sul
29 General Câmara

Confira imagens do estrago causado em posto de combustível em Santa Maria

WhatsApp Image 2024-05-29 at 11.33
Operação Aharadak mira grupo criminoso suspeito por furtos e roubos em município gaúcho devastado pelas enchentes
WhatsApp Image 2024-05-29 at 11.33
Mulher é atingida na cabeça por disparo de arma de fogo pelo companheiro em Araranguá
BeFunky-collage (12)
Jovem é hospitalizada após colisão entre automóvel e motoneta na BR-101 em Içara